quinta-feira, 24 de setembro de 2009

MIND OR FEELINGS

Entrei para Psicologia.
Sim, porquê é que entrei e que isso importa para a nossa felicidade, perguntai vós.
Porque comecei a perceber ou pelo menos a tentar entender o que nos leva a reagir de x maneiras em relação a um y acontecimento.
Também ando em Biologia. E estudei o Sistema Nervoso Central, como se transmitem as mensagens nervosas.
Muita gente pensa que nós somos somente computadores e conjuntos de reacções químicas e metabolismos celulares.

Mas eu não concordo. Como é que é possível fabricar sentimentos? Como é possível pensarmos sobre um determinado assunto de uma maneira tão diferente em relação a outra pessoa? Como é possível podermos descrever uma paisagem, apreciar um bom prato de comida, mentir, elogiar, representar, comentar, amar, admirar, odiar...?
Onde existe a mente? Aquela capacidade de discernir o que está certo e o que está errado? Porque é que existem tantas pessoas com desequilíbrios e depressões? Serão apenas falta de determinadas substâncias?

Ou será a falta de carinho durante uma infância, a falta de se ouvir de vez em quando uma palavra amiga ao nosso ouvido, a dor que nos crava no coração que não conseguimos controlar e ultrapassar, os monstros que criamos na nossa mente.
Sim, muitas vezes uma chávena de chocolate quente e uma voz amiga fazem milagres. Dão calor. Tranquilidade. E não custa nada ser feliz assim...

A felicidade não nasce pronta, não é uma coisa que já vem fabricada, feita Made in China. Também não existe no nosso código genético. A felicidade é uma eterna construção. Tantos reis que a tentaram dominar. Tantos famosos que a tentaram seduzir. Tantos pintores que a tentaram retratar. Milionários tentaram-na comprar, mas sempre sem sucesso. A felicidade está nos sempre a dizer, baixinho como convêm,

"Hey, aqui, procura-me das decepções e nas tristezas e nas dificuldades, aquelas coisas em que ficas mesmo mesmo em baixo, sem conseguires vislumbrar o amanhã. Encontra-me nas coisas anónimas da existência. Luta por mim.”



E eu quero encontrar a minha felicidade, ainda mais quando sei que vou lutar por ela *



1 comentário:

  1. Oh pá! Este sim, este foi um post que me fez pensar milhares de vezes antes de escrever isto. Está lindo. E não é um comentário ronhonho. Que orgulho +.+

    ResponderEliminar